Metodologia Scrum

  1. Home
  2. »
  3. Gestão Estratégica
  4. »
  5. Metodologia Scrum

Sumário

  1. SCRUM: O que é e qual sua origem?
  2. Diferenciais e Vantagens do método
  3. O que você precisa saber antes de aplicar o SCRUM?
  4. Exemplos de empresas que utilizam o SCRUM.

 Fonte: https://proj4.me/blog/scrum; Acesso em 14/01/2021 

  1. SCRUM: O que é e qual sua origem?

Questionamos como poderíamos ser mais efetivos em nossas atividades ou projetos, porém não buscamos métodos para que isso se concretize. Com isso em mente, trouxemos a metodologia SCRUM que torna essa efetividade possível, utilizado por diversas empresas de variados setores, como a Google, Petrobrás e até mesmo a Johnson & Johnson.

A metodologia SCRUM é uma derivação do Manifesto Ágil que buscava novas maneiras para o desenvolvimento de softwares. A partir disso, surgiu uma mentalidade diferente da convencional, voltada para ciclos de trabalho menores e entregas constantes, alguns dos princípios do SCRUM.

  Fonte: https://medium.com/aela/ ; Acesso em 14/01/2021

  1. Diferenciais e Vantagens do método

O SCRUM surgiu de uma necessidade no desenvolvimento de softwares, porém com o passar dos anos percebeu-se que a metodologia pode ser aplicada em diversos ramos e muitos projetos, sendo adaptável sem perder sua eficácia

A metodologia SCRUM foi um choque de realidade para muitas empresas por ser algo que mudou a percepção delas em relação à maneira como trabalhavam. Muitas empresas ainda trabalham no modelo cascata e não conhecem as vantagens que o SCRUM oferece. Algo que muitas dessas empresas não sabem é que perdem tempo, esforços e recursos ao insistirem num modelo de cascata, cujas atividades precisam esperar a conclusão de uma para que se possa iniciar a próxima.

 Fonte: https://www.redbelt.com.br; Acesso em 14/01/2021

O SCRUM preza pela relação de melhoria contínua, ou seja, a cada entrega é muito necessário que os membros tenham a percepção do que pode ser melhorado e adaptado. Com essa visão todos podem ver uma constante evolução através do uso dessa metodologia, demonstrado em indicadores de alta relevância como redução de custos e otimização no tempo na execução das tarefas.

Um fator de enorme importância para que toda a equipe possa evoluir é a transparência entre seus membros. Todos precisam estar dispostos a receber feedbacks quanto ao seu trabalho, pois com isso verão a necessidade de melhorar seu desempenho a cada tarefa.

Contudo, antes de aplicar o método é importante entender um pouco mais como ele funciona.

  1. O que você precisa saber antes de aplicar o SCRUM

O método SCRUM, resumidamente, é realizado através de SPRINTS. Mas então, o que são os SPRINTS? São ciclos de trabalho, que podem variar de tempo a depender do projeto, que podem ser divididos em 4 etapas:

  1.   Sprint Planning: É uma reunião onde toda a equipe está presente, onde são definidas as prioridades a serem trabalhadas no projeto, assim definindo o objetivo desse SPRINT.
  2.  Sprint Backlog: São as tarefas que a equipe se comprometeu a fazer durante o SPRINT, além da definição do tempo que se acredita necessário para realizar cada atividade. (Nessa parte são utilizadas ferramentas para auxiliar a visualização dos objetivos, como o KANBAN e o TRELLO)
  3.  Sprint Review: No final do SPRINT, a equipe apresenta o que foi feito durante esse período, ou seja, quais objetivos alcançaram, quais funcionalidades implementaram no projeto.
  4.  Sprint Retrospective: Momento de reflexão que ocorre sempre no final de um SPRINT, onde a equipe discute o que fizeram bem, o que pode ser melhorado e como melhorar.

Além disso, durante os SPRINTS são feitos SCRUMS Diários, que são reuniões rápidas (15 minutos em média), onde a equipe comenta o que foi feito desde o último SCRUM, quais foram as dificuldades, e o que irá fazer até o próximo SCRUM.

Dessa maneira, é possível perceber como o método SCRUM se baseia no dinamismo, com ciclos de trabalho curto, trazendo feedbacks constantes e entregas contínuas, permitindo uma rápida correção de erros e dificuldades, além de motivar a equipe por meio de uma melhor noção de evolução do projeto.

 Fonte: https://www.voitto.com.br; Acesso em 14/01/2021

  1. Exemplos de empresas que utilizam o Scrum

O surgimento da metodologia Scrum forneceu grandes mudanças em grandes empresas desde o início. Com base no exemplo trazido no livro “ SCRUM a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, uma das primeiras instituições a utilizá-lo foi o FBI, Federal Bureau Investigation, que a anos trabalhava no desenvolvimento de uma software que fosse capaz de prevenir que eventos trágicos acontecessem como a queda das torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001. A partir do Scrum, O FBI pode desenvolver o software com muito menos tempo além de um investimento muito menor.

 Fonte: https://agileit.coach; Acesso em 14/01/2021

Entre em contato com a ITEP e veja como aplicar o SCRUM e otimizar sua empresa! Clique aqui e entre em contato com nossos consultores.

Ficou com alguma dúvida ou se interessou pelo conteúdo e gostaria de um auxílio externo dentro da sua empresa?

Precisa de ajuda?